janeiro 29, 2006

Despirocar!!


Despirocar = verbo; significa pirar geral, aproveitar de todas as formas possíveis com possibilidades de dar vexame. É, acho que despirocar de vez enquando é muito bom pra afastar de vez todos os demônios que nos rondam ;)

janeiro 26, 2006

Conquista!!

Hoje tive uma grande conquista: estou no processo de contratação do meu segundo emprego - coordenadora da Brinquedoteca do Inst. Ortopedia do HC. Muito bom, né! Aliás, isso me faz pensar que as coisas vêm e vão, mas que quando tem que ser sua, ela vai voltar de qualquer jeito. Quando fui convidada a montar um projeto para a Brinquedoteca, estava praticamente certa a minha contratação, só que tinham alguns percalços para abrir a vaga para mim, então finalmente abriram concurso público para esta vaga e lógico que me inscrevi, só que a burocracia me barrou por alguns motivos bestas. Mas a esperança de ter esse emprego não desapareceu, e então, agora finalmente chegou a hora. É por isso que digo, a gente pode perder muitas coisas que achamos importantes na nossa vida, mas outras melhores ainda vão aparecer. Tenho certeza que esta é a primeira de muitas conquistas que ainda estão por vir :)

janeiro 24, 2006

Voltei!!!



Voltei do acampamento! Foi maravilhoso como sempre, mas não sei explicar em palavras, então, segue algumas fotos para vocês saberem um pouco o que é o Acampamento da Lúdico Mania (empresa que trabalho como recreacionista). Espero que curtam :)

janeiro 14, 2006

Pequenas férias


Finalmente!! Depois de conversar com meu chefe, consegui uma semaninha de descanso, mas não vou ficar em casa moscando - vou para o ACAMPAMENTO!!! Isso mesmo, vou trabalhar como monitora no acampamento que faço desde os 18 anos. Muita gente me pergunta: mas em vez de descansar você vai lá pra se cansar mais?? E quem disse que me canso? Pode até ser fisicamente, afinal, são 7 dias com uma garotada na pura energia, acordando cedo e indo dormir super tarde; mas mentalmente é um santo remédio, principalmente pra mim, que na minha "profissão original" tenho que lidar o tempo todo com situações muito difíceis, com doenças que sei que infelizmente não têm cura, então, por que não passar pelo menos uma semana por ano ao lado de crianças cujo objetivo é brincar e brincar? Esse é meu descanso.
Então pessoal, estarei, a partir de domingo agora, fora por uma semana, brincando, cantando, nadando em lagos... Até a volta!!

janeiro 11, 2006

Muito Calor, muito trabalho


Janeiro, finalmente o calor chegou - e espero que continue assim. Mas, como sou uma simples mortal, que ainda não completou um ano de casa no atual emprego, fico aqui, trabalhando e trabalhando. Mas é melhor do que não ter nada pra fazer da vida, né. Sei que em breve poderei desfrutar de minhas merecidas férias.
Assim são as coisas do cotidiano atualmente: as pessoas têm que trabalhar muito para no futuro ter uma vida mais estável e tranqüila - as que hoje estão na praia ou em outras viagens curtindo suas férias. Pensando bem, são poucas estas pessoas que curtem as férias que lhe são de direito, conheço várias que não sabem o que é isso há anos. Daí concluo o seguinte: de que adianta, trabalhar muito e não curtir um merecido descanso? Mesmo aqueles que não têm condições de fazer uma viagem, vale a pena descansar, mesmo que pra ficar em casa, pois o nosso corpo e mente não são máquinas, eles precisam de uma pausa pra "recarregar as baterias".
Eu posso dizer que respeito muito isso. Mesmo não podendo estar tirando férias nesse momento, eu aproveito os finais-de-semana pra sair com os amigos, ficar com a família e descansar, para recomeçar a semana com pique. Uma vez, numa de minhas aulas na faculdade de TO, ouvi dizer que deveríamos distribuir nosso dia da seguinte forma: 8h de sono, 8h de trabalho e 8h de lazer!!! Bem, não consigo imaginar direito essa distribuição. Na lógica, está correto, afinal, o dia possui 24h, mas na prática, bem, cada um tire sua conclusão. Eu penso que posso distribuir essas tarefas minimamente. Não num mesmo dia, mas sim no decorrer de minha vida.
Enfim, mesmo com esse calorão, estou feliz por ter meu emprego, pois assim eu garanto minha "praia" no futuro...:)

janeiro 07, 2006

Revendo amigos


Ontem, sexta-feira, dia universal da Happy Hour, encontrei grandes amigos para tomar uma gelada, botar o papo em dia e dar muita risada de nós mesmos e de coisas bizarras que ocorriam a nossa volta. Depois de uma quinta tumultuada, um encontro com os amigos é uma "escelente" (escrevi errado de propósito, em homenagem a um 'escelente' amigo.)pedida para um final de tarde de sexta e início de fim-de-semana. Então, desejo a todos um ótimo fim-de-semana.

janeiro 05, 2006

Sobre Terapia Ocupacional


Duas amigas me pediram para escrever sobre a Terapia Ocupacional, e como eu gostaria que as pessoas que costumam ler o meu blog saibam sobre minha profissão, segue aí este texto bem simples. :)

TERAPIA OCUPACIONAL

“O ofício de viver, se aprende no fazer”

Muitas pessoas já ouviram falar da Terapia Ocupacional, mas poucas sabem o que é ou o que faz. Algumas acham que é uma subdivisão da Psicologia, outros, que faz parte das chamadas “terapias alternativas”. Há também aqueles que acreditam que a Terapia Ocupacional seja “uma mistura de Psicologia, com Fisioterapia...” e outras profissões mais, além de pronunciarem de forma errada o nome da profissão: alguém já ouviu falar em “Fisioterapia Ocupacional”?
Mas o que é Terapia Ocupacional e quando ela surgiu? Ela realmente é uma mistura de profissões? O que faz um terapeuta ocupacional? Ela é uma profissão recente? Neste texto, tentarei responder a estas perguntas.

O que é Terapia Ocupacional?
Segundo os sites do Crefito – 3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região – SP) e do Curso de Terapia Ocupacional da USP:
é um campo de conhecimento e intervenção em saúde, em educação e na esfera social, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas às problemáticas específicas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais), apresentem, temporária ou definitivamente, dificuldades na inserção e participação na vida social.
As intervenções em dimensionam-se pelo uso de atividades, elemento centralizador e orientador na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico.
Ou seja, a Terapia Ocupacional não é uma mistura de profissões, muito menos uma subdivisão de outra, mas sim uma profissão regulamentada, com Conselho Federal e faculdades que ministram o curso, de nível universitário (não existem cursos técnicos no Brasil, mas em alguns países da Europa, é possível encontrar o profissional técnico). E o terapeuta ocupacional utiliza-se da atividade humana, da ocupação (seja ela artesanal, expressiva, etc) para intervir com seu sujeito alvo (o paciente), e assim criar a relação com este, chamada relação triádica, onde se envolvem esses três elementos (terapeuta ocupacional – atividade – paciente).
O mercado de trabalho dos terapeutas ocupacionais é abrangente. Hospitais, clínicas, centros de reabilitação, centros de atenção psicossocial, unidades básicas de saúde, unidades de convivência e escolas que atendem crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais são alguns dos locais em que esses profissionais atuam.
A demanda atendida pelo terapeuta ocupacional, basicamente constituída por pessoas com deficiência (física, sensorial e/ou mental), com sofrimento psíquico, idosos, e/ou vivenciando situações de exclusão social, é numericamente importante na sociedade brasileira.

Quando e como surgiu?
A ocupação com fins assistenciais já era utilizada desde a Antigüidade, mas começou a ter um treinamento específico em 1908 para atendentes hospitalares, através de um curso de seis semanas em ocupação e recreação curativa. Até 1914, o uso da ocupação com estes fins era nomeado de diferentes formas: tratamento moral, tratamento do trabalho, terapia do trabalho, tratamento da ocupação, reeducação ocupacional, ergoterapia (ergothérapie), laborterapia, praxiterapia. Mas em dezembro do mesmo ano, o arquiteto George Edward Barton introduziu o termo “terapia ocupacional”, e em 1915 foi organizado o primeiro curso profissionalizante para terapeutas ocupacionais (BENETTON, 1999).
No Brasil, o curso foi introduzido na década de 60, no hoje Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Inicialmente como um curso técnico, tornando-se em 1969 de nível universitário, quando a profissão foi regulamentada, juntamente com a Fisioterapia. Portanto, só no Brasil, a Terapia Ocupacional já tem mais de 40 anos.

Isto é um pouco da Terapia Ocupacional, pois o campo de conhecimento é muito vasto, e tem se ampliando a cada ano. Hoje no Brasil somos em torno de 7000 terapeutas ocupacionais atuando nas áreas acima citadas, além das áreas de pesquisa e de ensino em universidades. Existe uma Associação Brasileira da profissão (ABRATO) e diversas Associações Estaduais.
Enfim, uma profissão antiga, mas que ainda está em fase de crescimento e conhecimento.

Bibliografia

BENETTON, J. Trilhas Associativas – Ampliando Recursos na Clínica da Terapia Ocupacional. Segunda Edição. Centro de Estudos de Terapia Ocupacional. São Paulo, 1999.
www.fm.usp.br/to
www.crefito3.com.br
www.atoesp.org.br

Será que já começou o Inferno Astral?

Que ironia!! Ontem mesmo dizia o quanto foi bom o ano de 2005, e hoje falo do início do Inferno Astral (aquele mês horrendo que antecedo o nosso aniversário). Pois é, e começou com tudo. Já começo o dia descobrindo que minha linha de celular foi "desabilitada" (uma longa história que não vale a pena), daí da-lhe chá de cadeira da Vivo. Logo em seguida, entro pra fazer um grupo de terapia ocupacional (pra quem ainda não sabe, sou terapeuta ocupacional e trabalho numa enfermaria psiquiátrica) e levo uns socos de uma paciente no rosto e pra terminar o dia bem, tô com uma afta na ponta da língua!! Quer coisa pior que uma afta na ponta da língua??!!
Pois é, pelo visto, tenho que estar bem preparada para este mês, mas nem tudo isso vai tirar o meu ânimo para: reativar meu celular, continuar trabalhando na área que eu ADORO e de comer tudo o que eu quiser!! :)

janeiro 04, 2006

Balanço 2005!!!



Mais um ano que começa, e pra variar a gente sempre faz um balanço de tudo que aconteceu. Eu posso dizer que foi muito bom, um ano de aprendizados. Não que os outros não tenham sido, mas este em especial me ensinou muitas coisas. Ensinou-me que, por mais que alguém possa querer fazer mal a mim, sempre posso tirar algo proveitoso da situação e ainda sair por cima; Que os amigos estarão sempre ao meu lado, seja pra dar muitas risadas, chorar ou xingar; Que certas coisas ruins acontecem não pra me deixar pra baixo, mas sim pra me fortalecer, e que as coisas boas acontecem pra fortalecer mais ainda; Que chorar e xingar são importantes pra não "dar gastrite" (rs), mas que dar risadas é muito melhor; Que a minha família é mais do que importante, é essencial na minha vida; Que cresci mais ainda como profissional e como mulher; Que sou mais briguenta do que imaginava (no bom sentido, lógico).
E teve também muitas novidades:consegui finalmente meu primeiro emprego registrado em carteira, fiz amigos muito especiais que sei que mesmo distantes continuarão no meu coração, fiz várias viagens maravilhosas ao lado de pessoas mais maravilhosas ainda e principalmente, fiz muita, mas muitas baladas ao lado de um time nota 100, que são todos os meus amigos (vide foto - Carnaval Iguape).
Quem vê pensa: "Mas será que esse ano foi tão perfeito assim pra ela?". Não, não foi perfeito. Aconteceram coisas ruins, como acontece com todas as pessoas, mas pra que falar delas, afinal, como disse lá em cima, elas acontecem para nos fortalecer. A gente chora, fica triste, xinga, mas faz parte de nossas vidas, certo.
Enfim, eu posso dizer de boca cheia que 2005 foi muito bom, e que 2006 será melhor ainda!!!

janeiro 02, 2006

A Bunda Dura - por Arnaldo Jabor

Adorei este texto!! Identifiquei-me muito,agora, a história do sorriso, bem, como podem ver, gosto do azul, né :)!!

A Bunda Dura -Arnaldo Jabor
Tenho horror a mulher perfeitinha. Sabe aquele tipo que faz escova toda manhã, tá sempre na moda e é tão sorridente que parece garota-propaganda de processo de clareamento dentário? E, só pra piorar, tem a bunda dura!!! Pois então, mulheres assim são um porre. Pior: são brochantes. Sou louco? Então tá, mas posso provar a minha tese. Quer ver?
a. Escova toda manhã. A fulana acorda as seis da matina pra deixar o cabelo parecido com o da Patrícia de Sabrit. Perde momentos imprescindíveis de rolamento na cama, encoxamento do namorado, pegação, pra encaixar-se no padrão ''Alisabel é que é legal''. Burra!
b. Na moda: estilo pessoal, pra ela, é o que aparece nos anúncios da Elle do mês. Você vê-la de shortinho, camiseta surrada e cabelo preso? JAMAIS! O que indica uma coisa: ela não vai querer ficar ''desarrumada'' nem enquanto tiver transando. É capaz até de fazer pose em busca do melhor ângulo perante o espelho do quarto. Credo! c. Sorriso incessante: ela mora na vila do Smurfs? Ta fazendo treinamento pra Hebe? Sou antipático com orgulho, só sorrio para quem provoca meu sorriso. Não gostou? Problema seu. Isso se chama autenticidade, meu caro. Coisa que, pra perfeitinha, não existe. Aliás, ela nem sabe o que a palavra significa, coitada.
d. Bunda dura. As muito gostosas são muito chatas. Pra manter aquele corpão, comem alface e tomam isotônico (isso quando não enfiam o dedo na garganta pra se livrar das 2 calorias que ingeriram), portanto não vão acompanhá-lo nos pasteizinhos nem na porção de bolinho de arroz do sabadão. Bebida dá barriga e ela tem H-O-R-R-O-R a qualquer carninha saindo da calça de cintura tão baixa que o cós acaba onde começa a pornografia: nada de tomar um bom vinho com você.Cerveja? Esquece! Melhor convidar o Jorjão. Pois é, ela é um tesão. Mas não curte sexo porque desglamouriza, se veste feito um manequim de vitrine do Iguatemi, acha inadmissível você apalpar a bunda dela em público, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a seqüência de bíceps e tríceps. Que beleza de mulher. E você reparou naquela bunda? Meu Deus* Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite? O senso de humor compensa.Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira de bebedeira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas adora sexo. Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução (e, às vezes, nem chegam a ser um problema). Mas ainda não criaram um remédio pra futilidade. Nem pra dela, nem pra sua!E mulher bonita demais e melancia grande, ninguem come sozinho!!!

janeiro 01, 2006

Bem Vindo 2006


Bem vindo 2006, e bem vindo o Metendo a cOlher!!! Bem vindos também todos aqueles que sempre estiveram ao meu lado, e também os que não tiveram. Que neste novo ano possamos estar juntos, mesmo que através da minha primeira meta de 2006, este blog! Entrem, comentem, riam, chorem...METAM A COLHER...RS!