agosto 18, 2008

César Cielo - Ouro nos 50 m livre

Como prometido no post anterior, segue o vídeo da vitória de Cielo nas Olimpíadas de Pequim:

agosto 16, 2008

Momento Olímpico - Natação


No post anterior, fiz uma geral nesses primeiros dias de provas. Mas agora, próximo ao final das de natação, resolvi escrever apenas sobre este esporte,tendo em vista que é meu preferido (pratiquei por pelo menos 20 anos da minha vida...ou mais).

Começo falando de uma nadadora americana que está botando a baixo a história de que depois dos 35 anos deve-se abandonar as competições olímpicas. Dara Torres, 42 anos (isso mesmo!!)está na final dos 50m livre. Detalhe, em sua série, chegou em primeiro, na frente da australiana de apenas 17 anos,promessa desta prova. E tem mais, quando esta meninas estava nascendo, Torres ganhava esta mesma prova nas Olimpíadas de Barcelona. Isso é o que eu chamo de encontro de gerações, e devemos respeitar muito todo o empenho de Dara. Abaixo, uma foto só para vocês terem noção de quem é Dara Torres:



Outro que merece destaque aqui neste post é aquele garoto que não sabe brincar, ou melhor, parece que está brincando: Michael Phelps. Veio para estes jogos com o objetivo de quebrar o recorde de sete medalhas de ouro de outro grande nadador americano: Mark Spitz, mas parece que Phelps resolveu quebrar mais do que este recorde. Ele simplesmente está quebrando todos os recordes mundiais das provas que participa. Mas acredito que a maior vitória dele foi com a equipe americana do 4x100m livre, que ele abriu o revezamento e quem fechou foi um atleta de 32 anos (olha aí o povo com mais de 30 anos detonando).Abaixo, foto de Phelps e Spitz, e o vídeo da final do revezamento 4x100m livre:



http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2996&contentid=207303


E pra fechar este post, nosso querido e heróico César Cielo!! O cara mostrou a que veio nessas Olimpíadas. Nadou os 100m livre, ele próprio se desacreditando e...BRONZE (já mostrado no post abaixo). Mas a prova de OURO era mesmo os 50m livre, do qual ele é especialista. E não deu outra: além de trazer o OURO, bateu nas três baterias que nadou (eliminatórias, semifinais e final) o recorde olímpico. Foi emocionante, tanto a prova quanto a premiação e o choro do campeão. Abaixo, retirado do site Yahoo!, um pouco da história desse campeão:



" César Cielo Filho passou pelo judô e o vôlei antes de encontrar a verdadeira vocação, as provas de velocidade na natação, em uma carreira coroada neste sábado com a medalha de ouro nos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nascido em 10 de janeiro de 1987 em Santa Barbara d'Oeste, Cielo começou no esporte em um tatame de judô. Porém, como era muito maior que os meninos de sua idade, era obrigado a competir com garotos de categorias superiores e acabava sendo derrotado, o que o fez desistir da modalidade.
Em seguida, por conselho do pai, tentou a sorte no vôlei em conseqüência de sua altura, mas também percebeu que esta não era sua praia.
Após as tentativas em outras modalidades, finalmente descobriu na piscina sua grande paixão.
César, que sucede Gustavo Borges e Fernando Scherer, começou a chamar a atenção ao se mudar para os Estados Unidos, onde aperfeiçoou a técnica entre os estudos e os treinos na Universidade de Auburn, pela qual competiu em campeonatos da NCAA, a liga universitária americana."



Em breve, fotos e vídeos do nosso campeão!








agosto 14, 2008

Notícias Olímpicas


Bem, esperei um pouco pra escrever pra dar um panorama geral do que está sendo pra mim essas Olimpíadas até o momento. O Brasil tem ido muito mal nos esportes individuais, até no Judô, em que sempre trouxe muitas medalhas, este ano está decepcionando, segundo os próprios judocas. Mesmo na natação, somente nadadores que a mídia não dava atenção nenhuma surpreenderam, como Gabriela, que terminou em oitavo na classificação geral dos 200m borboleta. Mas tivemos uma alegria: César Cielo! Pouco se ouvia falar dele, devido a total atenção às 7 medalhas de ouro no Pan do Rio de Thiago Pereira (desculpem, mas Pan não vale nada numa olimpíada, tendo em vista que as potências em todas as modalidades não participam desta competição, e mesmo os EUA mandam suas equipes B), mas ele mostrou a que veio, e levou uma medalha de bronze nos 100m livre e bateu o recorde olímpico nos 50m livres (sua especialidade). Só quem "é da natação" sabia do potencial desse cara.




Na ginástica artística também não ficamos muito atrás: Diego Hipólito irá participar da final individual de solo, entrando na disputa com a maior nota, e as meninas participaram pela primeira vez de uma final por equipes, e terminaram em oitavo. Mas tudo bem, afinal, vocês viram o desempenho das chinesas e americanas??

De qualquer forma, estamos ainda na 38 na classificação de medalhas, isso só é reflexo da falta de apoio e patrocínio para todos os nossos atletas. Mas ainda temos os esportes coletivos, que estão indo muito bem. Resta-nos torcer!

agosto 08, 2008

Começa o Espetáculo Esportivo

Hoje acordei cedo para assistir ao que todos chamavam de "a maior abertura de uma Olimpíada da Era Moderna". E realmente, foi! O show de luzes, a sincronia dos participantes da festa...tudo muito lindo! Alguns momentos me chamaram mais a atenção:as pegadas de fogos de artifícios que iniciaram na Cidade Proibida e foram até o Estádio Ninho de Pássaro foram perfeitas, parecendo mesmo passos de um gigante; o pergaminho gigante que se abriu no meio do Estádio para contar a história da China também não ficou atrás, mostrando desde a criação da escrita, da impressão, da seda e da bússola; o globo terrestre que surgiu no meio do Estádio, com bailarinos dançando/voando ao seu redor;os tambores luminosos que fizeram a contagem regressiva para o início da festa; e o momento de acender a pira olímpica, em que o atleta chinês foi erguido e correu/voou em torno de todo o Estádio. Tudo indescritível! Quem puder assistir algumas imagens, vale à pena.







Já a entrada das delegações, apesar da festa toda, foi cansativa como sempre, ainda mais que este anos estão participando 204 países. O Brasil foi o 38 país a entrar, e quem levou a nossa bandeira este ano foi um atleta merecedor: Robert Scheidt, iatista medalhista olímpico (bicampeão) e octacampeão mundial da Classe Laser. Nestas Olimpíadas ele estará competindo na classe Star, do qual é o atual campeão mundial. Agora, é torcer pelo Brasil!





Mascotes Olímpicos


Toda olimpíada tem o seu mascote. Alguns marcam mais, como foi o caso do ursinho Micha, das Olimpíadas de Moscou. Em Pequim, temos cinco mascotes: Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini (neste site vocês podem encontra a simbologia de cada um: http://sophia-pontassoltas.blogspot.com/2008/03/mascotes-em-boa-forma.html), mas parece que eles não despontaram tanto assim, pelo menos por aqui.


agosto 06, 2008

Reunião de Família

Todos os anos, minha família, tanto por parte de mãe, quanto por parte de pai se reunem para comemorar: a chegada de alguém que estava viajando, um aniversário, o espirro de alguém...enfim, gostam de se reunir por todo e qualquer motivo.
A última reunião da família Olher foi para comemorarmos a volta da minha prima Bruna, que passou um ano em intercâmbio nos EUA. Foi simplesmente divertidíssimo: minha tia contratou uma banda que tocava diversos ritmos, e a turma toda se acabou. Isso sim é diversão em família.