agosto 16, 2008

Momento Olímpico - Natação


No post anterior, fiz uma geral nesses primeiros dias de provas. Mas agora, próximo ao final das de natação, resolvi escrever apenas sobre este esporte,tendo em vista que é meu preferido (pratiquei por pelo menos 20 anos da minha vida...ou mais).

Começo falando de uma nadadora americana que está botando a baixo a história de que depois dos 35 anos deve-se abandonar as competições olímpicas. Dara Torres, 42 anos (isso mesmo!!)está na final dos 50m livre. Detalhe, em sua série, chegou em primeiro, na frente da australiana de apenas 17 anos,promessa desta prova. E tem mais, quando esta meninas estava nascendo, Torres ganhava esta mesma prova nas Olimpíadas de Barcelona. Isso é o que eu chamo de encontro de gerações, e devemos respeitar muito todo o empenho de Dara. Abaixo, uma foto só para vocês terem noção de quem é Dara Torres:



Outro que merece destaque aqui neste post é aquele garoto que não sabe brincar, ou melhor, parece que está brincando: Michael Phelps. Veio para estes jogos com o objetivo de quebrar o recorde de sete medalhas de ouro de outro grande nadador americano: Mark Spitz, mas parece que Phelps resolveu quebrar mais do que este recorde. Ele simplesmente está quebrando todos os recordes mundiais das provas que participa. Mas acredito que a maior vitória dele foi com a equipe americana do 4x100m livre, que ele abriu o revezamento e quem fechou foi um atleta de 32 anos (olha aí o povo com mais de 30 anos detonando).Abaixo, foto de Phelps e Spitz, e o vídeo da final do revezamento 4x100m livre:



http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2996&contentid=207303


E pra fechar este post, nosso querido e heróico César Cielo!! O cara mostrou a que veio nessas Olimpíadas. Nadou os 100m livre, ele próprio se desacreditando e...BRONZE (já mostrado no post abaixo). Mas a prova de OURO era mesmo os 50m livre, do qual ele é especialista. E não deu outra: além de trazer o OURO, bateu nas três baterias que nadou (eliminatórias, semifinais e final) o recorde olímpico. Foi emocionante, tanto a prova quanto a premiação e o choro do campeão. Abaixo, retirado do site Yahoo!, um pouco da história desse campeão:



" César Cielo Filho passou pelo judô e o vôlei antes de encontrar a verdadeira vocação, as provas de velocidade na natação, em uma carreira coroada neste sábado com a medalha de ouro nos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nascido em 10 de janeiro de 1987 em Santa Barbara d'Oeste, Cielo começou no esporte em um tatame de judô. Porém, como era muito maior que os meninos de sua idade, era obrigado a competir com garotos de categorias superiores e acabava sendo derrotado, o que o fez desistir da modalidade.
Em seguida, por conselho do pai, tentou a sorte no vôlei em conseqüência de sua altura, mas também percebeu que esta não era sua praia.
Após as tentativas em outras modalidades, finalmente descobriu na piscina sua grande paixão.
César, que sucede Gustavo Borges e Fernando Scherer, começou a chamar a atenção ao se mudar para os Estados Unidos, onde aperfeiçoou a técnica entre os estudos e os treinos na Universidade de Auburn, pela qual competiu em campeonatos da NCAA, a liga universitária americana."



Em breve, fotos e vídeos do nosso campeão!








Nenhum comentário: